03/10/2011

Funções Biológicas dos BioElementos

Funções biológicas dos bio elementos.

Carbono, Hidrogénio e Oxigénio: São os elementos constituintes das biomoléculas orgânicas. O carbono forma o esqueleto básico e o hidrogenio e oxigénio formam grupos funcionais de grande importância como hidrocarburos (-H), hidroxilo (-OH), carbonilo (=O) e carboxilo (-OOH). Alem disso, o hidrogénio e o oxigénio formam uma molécula de grande importância para a vida, a ÁGUA.

Nitrogénio: Forma compostos orgânicos bem variados e de grande importância biológica. o nitrogénio forma parte dos aminoácidos, que são os monômeros estruturais da proteína.

Enxofre: Forma parte de alguns aminoácidos, e se encontra em alta proporção na queratina, proteína formadora de pelos e unhas.

Fósforo: Se encontra sempre como Ión fosfato, geralmente se une com moléculas orgânicas mediantes enlaces ricos em energia, formando moléculas de grande importância biológica como os nucleótideos e os fosfolipideos.

Cloro, Sódio e Potássio: Se encontram em forma iónica e se encarregam de manter o equilibrio ionico da célula. O cloro e o sódio se encontram no exerior da célula, enquanto que o potássio está presente no interior.

Magnesio: Forma parte da clorofila (pigmento fotossintético).

Calcio: A nivel organico é o principal cation formador de esqueletos.

Ferro: Forma parte dos transportadores eletronico respiratorios e fotossintetico da hemoglobina em animais. (proteína transportadora de oxigenio).

Manganes: Atua como cofator nas enzimas do ciclo de Krebs (catabolismo de lipidios).

Cobre: Forma estruturas do grupo HEMO, que interferem em ações de oxido-redução.

Zinco: É um cofator de muitas enzimas. A carencia de zinco nas plantas faz com que tenham um mal desenvolvimento.

Flúor: Se encontra formando parte do esmalte dos dentes e tambem nos ossos, em forma de fluoruru cálcico.

Yodo: Forma parte do hormonio tereoideo, que regula o metabolismo energético e favorecem o crescimento normal dos vertebrados.

Cromo: Intervem na regulação dos niveís de glicose no sangue.

Boro: Se encontra em forma de borato. Necessario somete para as plantas.

Silício: Nos animais porporciona resistencia e elasticidade ao tecido conjuntivo, cabelo, pele e unhas.

Cobalto: Forma parte da vitamina B12, a deficiencia dessa vitamina ocasiona anemia.

Molibdeno: Forma parte do nitrato reductasa, uma enzima que reduz o nitrato a nitrito, o que é necessario para incorporação do nitrogenio nas plantas.

Litio: É um estabilizador de animo, que atua sobre os neuro transmissores e regula a permeabilidade celular dos neuronios.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Medicina Descomplicada 2011 | Numero de visitas desde 10/2011